Como organizar o layout do seu pet shop para ter mais clientes

Publicado em 21/02/2022

Os pet shops são empreendimentos com grande potencial de crescimento, já que cada vez mais, as pessoas tratam seus mascotes como parte da família, e mesmo em época de crise, investem bastante em produtos para animais.

Se você está pensando em montar um pet shop, está na hora de começar a se preocupar com o layout que essa loja terá. Cada detalhe em sua loja deve ser uma característica que influencie na decisão de compra do seu cliente.

Já que, o próprio layout do seu empreendimento já é um fator de venda, deve ter toda a sua atenção. Desta forma, você poderá atrair mais clientes e, consequentemente, vender mais. Para que você entenda melhor como criar um layout que atraia seu público, confira as dicas a seguir:

O cliente é o que interessa nessa hora

O primeiro passo para criar um layout é ter em mente quem é o seu público alvo. Você precisa conhecer muito bem seu cliente e imaginá-lo dentro de sua loja, no ato da compra. Você deve ter empatia e se colocar no lugar dele.

Crie um ambiente que, não só o agrade, mas que se torne inesquecível. Sua loja deve ser sempre a primeira opção do seu público quando pensar em pet shop.

Por isso, invista na decoração e iluminação. São fatores muito importantes. Então, contrate um profissional especializado e formado na área. Além disso, use materiais diferenciados para que você possa oferecer um espaço diferenciado.

Um exemplo: dê liberdade ao seu cliente e ao pet dele. Permita o tráfego dos mascotes, crie um espaço para os pets. Assim, você terá um diferencial que poucas lojas oferecem.

Separe e organize

O layout vai impactar diretamente na circulação de pessoas e na distribuição de móveis e produtos. Isso acaba afetando a quantidade e variedade de produtos.

Por isso, na hora de desenhar um layout pense que alguns clientes vão até sua loja sabendo exatamente o que precisam. Separe por seções e animais.

Organizando seus produtos, seu cliente terá facilidade de encontrar o que procura. Além disso, você deve indicar onde cada seção fica.

Os móveis devem estar dispostos de maneira que favoreça a visibilidade dos produtos. Os setores devem ser divididos e organizados. Colocar um produto ao lado de outro também deve ser pensado com cautela.

Seduza

Não só facilite para seu cliente, mas o surpreenda e seduza. Próximo a ração, de forma estratégica, coloque alguns petiscos. Você precisa influenciá-lo para que ele adquira outros produtos por impulso enquanto estiver na sua loja.

Seu cliente sabe o que ele precisa, você deve mostrar o que ele quer comprar para seu pet. Adicione, também, petiscos, brinquedos e outros itens nas gôndolas que ficam nas filas do caixa. Use e abuse desta possibilidade. Ele quer comprar ração? De a ele um petisco, um brinquedo, etc.

Contudo, cuidado para não perder a organização e limpeza. Selecione com cuidado e sem extravagância os produtos que vai colocar próximo do caixa. O caixa é o local onde seu cliente precisa de espaço para passar os produtos, o carrinho.

Não atrapalhe, coloque itens pequenos como: brinquedos, coleiras, sachês, chaveiros e adesivos automotivos (que são de uso dos tutores). Oferecer produtos para os donos também é uma boa opção. Que dono não quer um adesivo, um chaveiro ou uma caneca com a cara do seu pet?

O estoque faz toda a diferença

Você precisa ter grandes quantidades de produtos para atender às demandas e vendas, certo? Então, separe um espaço para manter seu estoque sempre cheio. Você não pode manter todos os seus produtos em exposição na loja.

Coloque uma pequena quantidade na loja e mantenha o restante no estoque. Assim nada fica amontoado e espremido. Os produtos serão mais facilmente manuseados e seu cliente poderá observar com calma as diferentes opções e marcas oferecidas.

Outra dica importante é não deixar tudo dentro das embalagens. Seu cliente quer manusear o brinquedo, sentir o tecido da roupinha ou de uma caminha, verificar resistência de uma casinha. Dentro de uma embalagem o cliente não pode ter essa liberdade.

Deixe os produtos embalados no estoque e ofereça mostruários no ambiente da loja. Assim, o cliente se sente à vontade para escolher o que será mais útil para seu pet.

Se vai oferecer serviços, que seja personalizado

Além da loja de produtos pet, você ainda oferecerá serviços de banho, tosa e atendimento veterinário? Então, pense na localização dentro da loja, na decoração, na organização, no conforto e segurança dos animais.

Por exemplo, manter um banho e tosa com visibilidade para os tutores é importante. Passa confiança e credibilidade. Eles querem seus pets sendo muito bem tratados. Uma parede de vidro faz toda a diferença, neste caso.

Por isso, personalize consultórios e locais de higienização para que sejam agradáveis para os donos e seguros e adaptáveis aos pets. Além disso, lembre-se: um serviço bem feito, produtos de qualidade e equipamentos seguros, são os pilares para seu negócio dar certo.

Como otimizar minhas vendas através do layout?

Criar um layout sem ter o conhecimento na área pode se tornar uma complicação e uma grande dor de cabeça. Por isso, é preciso embasamento, estudo e a ajuda de um profissional que entende do assunto. Envie seu layout para um dos consultores da Gôndolas Brasil

São profissionais qualificados que irão te assessorar desde a montagem, até depois da inauguração da sua loja. Baseado em seu layout, é realizado um estudo aprofundado, personalizando seu ambiente para que você possa ter a otimização de suas vendas.

Tudo isso com qualidade certificada, com mais de 16 anos de mercado e paixão por otimizar a logística e armazenagem do seu empreendimento.

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades

Converse agora conosco pelo whatsapp
Todos os direitos reservados Gôndolas Brasil - Desenvolvido pelo Grupo Anx